Marinha Portuguesa realizou 511 ações de busca e salvamento em 2025

Foto: Arquivo
As operações foram coordenadas pelos centros de Lisboa, Ponta Delgada e Funchal e envolveram meios navais e aéreos. A Marinha Portuguesa contou ainda com o apoio de várias entidades civis e militares.
Marinha Portuguesa realizou em 2025 um total de 511 ações de busca e salvamento, que resultaram no resgate de 589 pessoas, anunciou hoje a instituição.
De acordo com a Marinha, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa foi responsável por 318 operações, nas quais foram salvas 433 pessoas. Já o MRCC de Ponta Delgada coordenou 135 ações, permitindo o resgate de 78 pessoas.
O centro do Funchal, por sua vez, coordenou 58 ações de busca e salvamento, das quais resultaram igualmente 78 pessoas salvas.
Em comunicado, a Marinha sublinha que os centros de coordenação nacionais têm sido reconhecidos, a nível nacional e internacional, com diversos prémios, mantendo a sua missão de salvaguarda da vida humana no mar “24 horas por dia, 365 dias por ano”.
Para o sucesso destas operações contribuem várias entidades, entre as quais a Autoridade Marítima Nacional, a Força Aérea, o INEM, a Proteção Civil e os bombeiros.
A Marinha destaca ainda o apoio frequente de navios mercantes e embarcações de pesca, que muitas vezes se desviam das suas rotas comerciais ou suspendem a atividade profissional para prestar auxílio em situações de emergência.