Portugal volta a ter seis escolas de negócios na elite europeia

Foto: Arquivo
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) volta a estar entre as 20 melhores escolas de negócios europeias e sobe para o 17.° lugar, de acordo com o ranking divulgado hoje pelo jornal “Financial Times”. Portugal continua a ter seis instituições escolares na chamada “elite europeia do ensino da gestão”.
Corpo do artigo
Depois de no ano passado, Portugal ter conseguido pela primeira vez a colocação de seis escolas de negócio no ranking das 100 melhores da Europa, este ano voltou a repetir o feito. A Nova SBE é mais bem posicionada entre as portuguesas: chegou ao 17.° lugar em 2025, após ter alcançado a 18.ª posição em 2024.
“Esta subida no ranking é a confirmação de que o nosso trabalho está a contribuir para colocar o país no mapa das grandes escolas de negócio, a nível europeu e mundial”, disse o diretor da Nova SBE, Pedro Oliveira, num comunicado divulgado às redações.
Para o 17.° lugar da instituição integrada na Universidade Nova de Lisboa contribuíram o 4.° lugar do mestrado em Gestão e o 6.° lugar do mestrado em Finanças, alcançados também em rankings do “Financial Times”. Em segundo lugar, entre as portuguesas, aparece a Católica Lisbon School of Business and Economics (26.° lugar no ranking).
Porto em terceiro
A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School (PBS), numa candidatura conjunta enquanto Universidade do Porto, surgem no 38.° lugar das 100 melhores escolas de negócio da Europa e a terceira melhor de Portugal. “Situando-nos no restrito grupo das três melhores escolas do país, é motivo de grande orgulho e reflete o compromisso da nossa comunidade académica com a excelência e a inovação”, afirmou Óscar Afonso, diretor da FEP, citado em comunicado enviado ao JN.
A participação portuguesa no ranking faz-se também com o Iscte Business School (44.° lugar), o ISEG – Lisbon School of Economics and Management (67.°) e a Católica Porto Business School (81.°).
Universidade do Algarve em ranking mundial
A Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa no top 100, na área de hospitalidade e gestão do turismo, do Shanghai Ranking”s Global Ranking of Academic Subjects. De acordo com a metodologia deste ranking, a instituição portuguesa está no intervalo 76-100. O ranking mundial avalia várias áreas de estudo.