Incêndio obriga a evacuar moradores de prédio de dez andares em Mirandela
Um incêndio num apartamento do quinto andar (5º D) do prédio “Panorama”, próximo do hospital e do santuário “Nossa Senhora do Amparo”, em Mirandela, provocou, na quarta-feira à noite, um enorme susto às dezenas de residentes do prédio de dez andares que tiveram de ser evacuados, por precaução.
O fogo deixou a única moradora de um dos apartamentos desalojada “por falta de condições de habitabilidade”, adianta o comandante dos Bombeiros de Mirandela, Luís Soares.
No entanto, a mulher de 50 anos “optou por ficar temporariamente num apartamento de pessoas amigas que residem no nono andar do mesmo prédio”, revela o vice-presidente do Município de Mirandela, Orlando Pires, que também esteve no local acompanhado da equipa municipal de proteção civil.
Uma idosa de 84 anos teve de ser assistida no hospital, a poucas dezenas de metros do local do incêndio, “por inalação de fumo”, refere o comandante da corporação.
Para já, ainda são desconhecidas as causas que estiveram na origem da ignição deste incêndio.
Luís Soares revela que o alerta para o incêndio foi dado às 21.55 horas. “O incêndio estava inicialmente confinado ao apartamento, mas houve a necessidade de fazer a evacuação de dezenas de pessoas que habitam nos apartamentos, por motivos de segurança, já que o vão de escada estava com muito fumo e havia necessidade de realizar uma operação muito delicada pelo que tomamos essa medida preventiva que se revelou ser a mais cautelosa”.
O incêndio foi rapidamente extinto e, pouco depois das 23 horas, os moradores regressaram aos seus apartamentos.
Nesta operação de combate ao incêndio estiveram envolvidos 21 operacionais dos bombeiros de Mirandela com o apoio de 8 viaturas e a PSP esteve no local com diversos agentes, a tomar conta da ocorrência.