Gémeas condenadas a 16 e 20 anos por matarem namorado de uma delas

Um homem, namorado da outra gémea, foi condenado a 17 anos por ajudar as irmãs e ser o autor das agressões: 12 golpes com uma barra de ferro no rosto e no crânio da vítima.

Pilar e Dolores Vázquez, duas irmãs gémeas de Sabadell, na Catalunha, foram, esta sexta-feira, condenadas a 16 e 20 anos de prisão por um tribunal de Barcelona pela morte do namorado de uma delas, ocorrida na madrugada de 10 de julho de 2021. Um homem foi também condenado a 17 anos por ajudar as irmãs.

Segundo a imprensa espanhola, Dolores Vázquez foi condenada à pena mais elevada pela agravante de ter uma relação sentimental com a vítima, Pedro Hernández, que morreu após ser atingido 12 vezes com uma barra de ferro. Um homem, namorado de Pilar, foi condenado a 17 anos por ajudar as irmãs e ser o autor das agressões.

Segundo a sentença, os três foram considerados culpados do crime de homicídio premeditado, tendo o homem desferido “vários golpes com um pé de cabra metálico” no rosto e no crânio da vítima.

As agressões provocaram um “traumatismo cranioencefálico muito grave e uma hemorragia interna” que causaram a sua morte pouco tempo depois, apesar de Pedro Hernández ainda ter tentado fugir. O tribunal acusou Dolores, namorada da vítima, de “nada ter feito” para impedir o início da agressão.

Após o crime, as irmãs envolveram o corpo num cobertor e tentaram limpar as manchas de sangue e a massa encefálica do chão do corredor do terceiro andar do prédio onde viviam. Apesar das tentativas para “eliminar qualquer vestígio” do crime, as gémeas foram vistas a limpar o local por dois vizinhos, que as filmaram através de um buraco da porta.

Em tribunal, ficou ainda provado que os três agiram de acordo com um plano “previamente acordado” para matar Pedro Hernandéz e levá-lo para uma floresta, onde o enterrariam.

Além das penas de prisão, os arguidos foram ainda condenados ao pagamento de uma indemnização conjunta e solidária de 200 mil euros à família da vítima.