F. C. Porto punido com seis mil euros e parte do valor deve-se a cântico por Jorge Costa
O F. C. Porto foi multado em seis mil euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol no rescaldo do jogo com o V. Guimarães (3-0), da primeira jornada do campeonato. Do montante a pagar pelos dragões, 2550 euros dizem respeito à homenagem que o “speaker” do Estádio do Dragão fez em memória de Jorge Costa, ao entoar o cântico “Jorge Costa allez” ao minuto 90+2 do jogo, em memória do diretor de futebol dos dragões, falecido na semana passada.
A SAD foi ainda punida com um castigo de 1530 euros pela utilização de pirotecnia dos adeptos do V. Guimarães e 1020 pela chegada tardia da equipa ao túnel, quando o jogo começou. Por último, terá também de pagar 816 euros por cânticos considerados difamatórios em relação aos adeptos dos minhotos.
Foi ainda instaurado um processo disciplinar a Samu, avançado do F. C. Porto. Segundo apurou o JN, refere-se à celebração de um dos golos, quando jogador mostrou uma mensagem escrita numa camisola interior, em homenagem ao diretor de futebol do clube com a frase “Descansa em paz Jorge Costa”.
O Conselho de Disciplina explica que este processo disciplinar vai ser alvo de “clarificação do critério quanto ao âmbito da norma sancionatória”. Isso significa que o jogador pode ser ilibado após uma exposição ao órgão disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol, tendo em conta o carácter da mensagem, em memória de uma antiga figura do clube.