Lyon, de Paulo Fonseca, vence Nantes, de Luís Castro, e sobe a sexto na Liga francesa

Foto: Alex Martin / AFP
O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, subiu este domingo ao sexto lugar da Liga francesa de futebol, ao regressar às vitórias na receção ao antepenúltimo Nantes (3-0), do compatriota Luís Castro, na conclusão da 14.ª jornada.
Corpo do artigo
O brasileiro Abner Vinícius (51 minutos) e o uruguaio Martín Satriano (70 e 77) deram o triunfo aos “gones”, já depois de Junior Mwanga (43) ter sido expulso na equipa visitante.
Com o médio luso-francês Mathys de Carvalho a titular e o avançado Afonso Moreira na segunda parte, o Lyon travou um ciclo de quatro jogos sem vencer e entrou em zona de acesso às provas europeias de 2026/27, tendo os mesmos 24 pontos do Rennes, quinto.
Paulo Fonseca assistiu pela última vez na bancada a jogos das competições domésticas, após ter sido suspenso por nove meses em março, por intimidar um árbitro, cenário que levou o adjunto Jorge Maciel a dirigir a equipa no banco de suplentes, mas vai deixar de vigorar a partir da próxima jornada, quando o Lyon visitar o Lorient, em 07 de dezembro.
Anthony Lopes, antigo guarda-redes do Lyon, jogou a tempo inteiro na baliza do Nantes, que vinha de dois empates e não ganha há cinco jogos, tendo descido ao 16.º posto, de acesso ao play-off de manutenção, com os mesmos 11 pontos do Metz, 17.º e penúltimo, ambos a três do Lorient, 15.º, e do Le Havre, 14.º, que surgem em zona de permanência.
Mais cedo, o Lens isolou-se na liderança, ao vencer fora o Angers (2-1), beneficiando da derrota do tetracampeão local Paris Saint-Germain e do empate do Marselha na véspera.
Dois golos de Florian Thauvin, aos 45 e 74 minutos, selaram o quarto triunfo seguido dos visitantes, com o recém-entrado camaronês Harouna Djibirin a reduzir distâncias, aos 76.
O Lens ascendeu ao primeiro posto e passou a somar 31 pontos, contra 30 do campeão europeu Paris Saint-Germain, segundo e derrotado no Mónaco (1-0), e 29 do Marselha, terceiro, que se deixou empatar nos derradeiros instantes na receção ao Toulouse (2-2).