Von der Leyen diz que necessidades militares ucranianas serão garantidas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assegurou, esta quinta-feira, em Bruxelas, que as necessidades militares da Ucrânia deverão ser garantidas pela União Europeia (UE).

“O nosso apoio às Forças Armadas ucranianas nunca foi tão urgente e, por isso, trabalharemos em estreita colaboração com a Ucrânia e a indústria de defesa para garantir que as necessidades militares da Ucrânia sejam satisfeitas”, referiu von der Leyen, em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu extraordinário de hoje.

A líder do executivo comunitário irá dar conta desta garantia esta sexta-feira, junto dos parceiros no apoio à Ucrânia que não integram a UE, como o Reino Unido.

Ursula von der Leyen considerou ainda que sem a ajuda da UE à Ucrânia não é possível chegar-se a uma paz forte e duradoura.

“Há muitos exemplos da importância do apoio europeu”, acrescentou, mencionando, entre outros, o de assegurar da sobrevivência económica ucraniana e do sistema de energia.

A ajuda europeia à Ucrânia foi um dos temas que dominou a agenda da cimeira, tendo o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participado no almoço de trabalho.

Na cimeira foi ainda debatido o plano da Comissão Europeia para rearmar a Europa.