Wall Street fecha sem rumo à espera de notícias da Reserva Federal

Foto: Charly Triballeau / AFP
A bolsa nova-iorquina encerrou, esta terça-feira, em ordem dispersa, na véspera de a Reserva Federal (Fed) divulgar a decisão sobre a taxa de juro de referência, eu os investidores antecipam ser no sentido da baixa.
Os resultados de sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,37%, o tecnológico Nasdaq avançou 0,13% e o alargado S&P500 terminou próximo do equilibro, mas a recuar 0,09%.
“É normal que o mercado marque uma pausa antes de um grande dia (…). Os investidores adotam uma atitude expectante”, sintetizou Adam Sarhan, da 50 Park Investments, em declarações à AP.
Os operadores bolsistas esperam uma baixa da taxa de juro, em um quarto de ponto percentual, para a levar para o intervalo entre 3,50% e 3,75%.
Um alívio da política monetária favorece a atividade empresarial, ao reduzir o custo do dinheiro.
Esta perspetiva aproveitou em particular às pequenas e médias empresas, com o índice Russell 2000, que agrupa duas mil delas, a evoluir nas proximidades do seu máximo histórico.
Jose Torres, da Interactive Brokers, realçou que as PME “devem beneficiar de forma considerável de condições financeiras mais favoráveis”.
Assim, “salvo algum acontecimento imprevisto relevante, a decisão da Fed não deve ter impacto relevante”, relativizou Sarhan.
Os investidores vão estar mais atentos, adiantou, à atualização das antecipações de curto e médio prazo dos membros da Fed sobre a evolução das taxas.
Os participantes na votação sobre a taxa de referência apareceram divididos sobe o caminho a seguir.
Desenham-se três campos: os que se opõem a uma nova baixa, os que mantêm dúvidas e os favoráveis a um novo corte.
Particular motivo de atenção dos investidores vai ser a conferência de imprensa do presidente da Fed, Jerome Powell, na quarta-feira, depois do final da reunião.