Armando Vara levado à cadeia de Lisboa para cumprir resto da pena

Arquivo: Gerardo Santos
O ex-ministro socialista Armando Vara foi detido, na noite desta segunda-feira, pela PSP, no âmbito de um mandado judicial para cumprimento de pena de prisão de dois anos e meio. O também antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos foi surpreendido pelos polícias em Lisboa e deu entrada na cadeia da mesma cidade pelas 21.30 horas.
Corpo do artigo
Recorde-se que Armando Vara já tinha estado preso na prisão de Évora, depois de ter sido condenado a uma pena de cinco anos de cadeia, por três crimes de tráfico de influência, no processo “Face Oculta”. Ao fim de três anos atrás das grades, foi libertado, em 2021, devido à aplicação das medidas excecionais relacionadas com a pandemia da covid-19, o que lhe concedeu um perdão de dois anos.
Porém, em julho desse ano, o tribunal voltaria a condená-lo a mais dois anos de prisão, desta vez no processo conhecido por “Operação Marquês” e foi decretado um cúmulo jurídico de cinco anos de prisão.
A defesa do ex-governante do PS ainda tentou que Armando Vara não regressasse à cadeia, mas, em maio deste ano, o Supremo Tribunal de Justiça impôs o cumprimento da pena de dois anos, cinco meses e 27 dias de prisão.